sábado, 3 de abril de 2010

[14] Cozinhando em Chiang Mai

Como disse anteriormente sai da ilha Ko Phan Ngan (sul da Tailândia) e cheguei em Chiang Mai (norte da Tailândia) depois de uma parada em Bangkok (centro da Tailândia).

A viagem Bangkok => Chiang Mai durante o dia foi mais interessante porque pude observar o interior deste país. O que mais se vê é plantação de arroz. Eles são um dos maiores exportadores mundiais de arroz. Metade da mao-de-obra do pais estah alocada na agricultura.

O excesso de tempo ocioso também serviu pra que eu pudesse planejar os passos seguintes. Abro um parênteses aqui pra chamar a atenção sobre a importância de um bom guia nessas horas. O Lonely Planet me ajudou muito, é de valor inestimável. Por ele, por exemplo, localizei uma excelente opção de hospedagem em Chiang Mai, com boa infra-estrutura e preço justo, e descobri que se ligasse eles me pegariam na estação de trem por cortesia. Dito e feito. A parte mais difícil foi a tailandesa entender a soletração de meu nome para que a pessoa que fosse me buscar o ficasse exibindo quando as pessoas estivessem saindo do trem.

O guia não estava mentindo, o S. K. House era aconchegante, todo com decoração local, e todos os quartos nos seus três andares ficavam ao redor de uma imensa piscina. O escritorio de turismo deles tambem me ajudou nos passos seguintes.

Além dessas decisões "onde ficar"'e "como chegar" outras constantes em uma viagem como essa são: "onde obter o mapa da cidade", "quanto tempo ficar" (um número mágico é duas noites), "onde comer", "o que visitar e em que ordem", "fazer excursões ao redor da cidade", "onde usar Internet", "como lavar roupa", "onde trocar dinheiro", "onde comprar passagem pro próximo destino", "onde trocar dinheiro"...

Decidido tudo isso é hora de explorar o local! Adivinha qual é a principal atração de Chiang Mai ? Os templos... Já devo quase ter me tornado um budista.

Mais uma vez imerso em um calor opressivo fui para o primeiro. Nada demais comparado aos três magníficos que visitei em Bangkok. Já o segundo teve algo de inovador que me fez gostar muito: uma área externa onde várias árvores faziam sombra sobre mim e sobre plaquinhas penduradas nelas com frases profundas, que estavam ali para provocar reflexão. Alguns exemplos:
"Até a morte nada é suficiente",
"Sem um começo não há porque se preocupar com o fim",
"O fracasso ensina ao homem como ter sucesso",
"Educação é um guia, conhecimento a chave",
"A ignorância é o verdadeiro mal",
"A ansiedade encurta a vida",
"Chorar com os sábios é melhor que rir com os idiotas",
"O homem que deseja ser o líder do público, deve saber ser o seguidor do público",
"Hoje é melhor que dois amanhãs",
"Clean, clear, calm: essas são as características de um homem nobre" (limpo, claro, calmo).

Por fim o terceiro era, na verdade, um conjunto de templos, todos com a parte interna muito bonita, sempre com estátuas douradas de budas, que ficam como ficam os Cristos nos altares das igrejas católicas. Haviam vários monges-crianças neste. Me disseram que, como nosso serviço militar obrigatório, também há na Tailândia o que eu chamaria de um "serviço espiritual obrigatório", depois eles decidem se querem seguir como monges. A idade deles parecia ser de uns 12 anos, todos vestidos com mantos cor de abóbora e de cabeça raspada. Talvez por isso haja tão poucos criminosos por aqui.

Em Chiang Mai tomei coragem e peguei um Tuk Tuk para ir a um restaurante indicado no guia, imaginei que aqui funcionariam realmente como táxi e não me levariam para lojas como em Bangkok. Difícil mesmo foi fazer o motorista entender onde ficava o restaurante para então negociarmos o preço, mas deu tudo certo, ele era bastante honesto e me levou por três reais. Foi um passeio divertido com direito a foto no final.

No meu segundo e último dia em Chiang Mai fui fazer um curso de culinária na escola Ban Thai. Por 30 dólares o programa começava às 9:30 quando passariam onde eu estava hospedado para me pegar e terminaria às 16:00 hs.

Por volta de 9:45 eles passaram e seguimos para a escola. Éramos 9 no total na nossa classe, mas na escola haviam mais de 40 pessoas. Primeiro tivemos algumas explicações sobre como fazer arroz, eles o fazem no vapor, depois de deixá-lo mergulhado na água por 6 horas. Em seguida fomos ao mercado comprar ingredientes para a comida. Quando voltamos começamos a fazer os pratos. E comê-los...

Os meus foram 1)Pad Thai, 2)Green Curry, 3)Bolinho de peixe frito e 4) uma sopa de frutos do mar com leite de coco, além de 5) uma sobremesa.

Pad Thai é um dos pratos mais tradicionais da Tailândia, a base é broto de arroz, que eles chamam de noodle. Vai ainda ovo, frango, vegetais. O meu ficou muito bom. Penso que o difícil mesmo seria encontrar os ingredientes no Brasil. Para faze-lo eh fundamental uma frigideira gigante. Fogareiros com fogo bem alto tambem sao ideais.

Green Curry é meu prato predileto. A base é uma pasta feita com a pimenta green curry. Também leva bastante leite de coco, produzindo um caldo picante e delicioso. Pode-se fazê-lo com frutos do mar, camarão, carne de porco, frango... Por último são adicionadas algumas especiarias locais e alguns milhinhos de 4 cm de tamanho. Servido com arroz.

O último prato foi uma sobremesa a base de banana com coco frita, servida com sorvete de creme. Fiquei muito satisfeito com a escola Ban Thai !

Muito bem, parto pra fronteira hoje para na manhã seguinte entrar no Laos. Serão dois dias descendo o rio Mekong em um barco pequeno, rustico, e sem motor até chegar em Luang Phrabang.

P.S As lojas 7-Eleven da Tailandia sao otimas. Alem de refugio, por terem ar-condicionado, elas tem tudo que um mini-mercado tem que ter.

P.S. 2 Me acostumei a tomar Ice Coffe na Tailandia, ou seja, cafe gelado. Eles vem em latinhas de 100 ml e custam apenas R$1,00 no 7-Eleven. Sao perfeitos para esse clima quente.

5 comentários:

Unknown disse...

É Padilha, quando voltar, além de ter muita estória pra contar, vai poder cozinhar pros seus amigos, hehehe.

Unknown disse...

Padilha, essa sua viagem está muito legal, apesar de cansativa, como você mesmo descreveu. Quando nos encontrarmos novamente, vou querer provar o Pad Thai e o Green Curry. Fico no aguardo das novidades do Laos.

Paulo F disse...

Mestre Pacilha, estaremos esperemos sua culinária... Tente trazer alguns temperos...
Abraços, Paulo F.

Licia disse...

Eu quero saber o que vc achou da viagem pro Laos, eu adorei!!!
Divirta-se muuuuito por aí!!!

Veridiani disse...

Padilha, para essa sua viagem planejamento é questão de sobrevivência! Várias coisas para pensar e decidir em pouquíssimo tempo...

As frases das plaquinhas realmente são para provocar muuita reflexão... adorei!

Aprender um pouco da culinária e sair para comprar os ingredientes deve ter sido uma das experiências mais fascinantes!

Hummm... café gelado??? Será que eu me acostumaria??? Tá aí... gostaria de provar....