segunda-feira, 12 de abril de 2010

[19] Halong Bay - a morada do dragão no Vietnã

Ha long significa "onde o dragão desceu em direção ao mar". Diz a lenda que as cerca de 3000 ilhotas que ficam no meio das águas cor de esmeralda do oceano na costa vietnamita foram criadas por um grande dragão que vivia nas montanhas. É dito que, quando ele corria pela costa, seu rabo flexível esculpia as montanhas e que, quando entrava no mar, água jorrava para fora preenchendo os buracos escavados. Dessa forma, apenas pequenas partes de terra ficavam visíveis formando o que hoje são as ilhas, uma das maiores atrações do Vietnã.

Éramos um grupo de 16 e eu era o único sul-americano. Os oufros eram 3 islandenses, 1 escocês, 2 norte-americanos, 4 alemães, 2 ingleses, um italiano e 3 franceses.

Pouco depois de embarcarmos já tivemos nossa primeira refeição: caranguejo, camarão, peixe, arroz e alguns vegetais servidos cada um a seu tempo.

Entramos mais adentro no mar e paramos para conhecer, de caiaque, algumas formações rochosas que se formam sobre a água. Inclusive era possível passar embaixo delas. Passamos sob três ilhotas e chegamos bem próximos de várias outras.

Era esperado um espetacular por-do-sol mas infelizmente na primavera eles dificilmente acontecem devido a quantidade de nuvens. De qualquer forma o anoitecer em meio às ilhotas foi bastante agradável.

No barco pude mais uma vez comprovar como brasileiros despertam a curiosidade no exterior. Perguntavam de tudo sobre o Brasil: economia, educação, política e segurança. E desejam ardentemente visitar nosso país na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

Um dos ingleses disse que enquanto muitos deles, apesar da riqueza, não gostavam de seu próprio país, todos os brasileiros que ele encontrava estavam ansiosos para voltar para o Brasil.

Jantamos e dormimos no barco. No dia seguinte o barco navegou um pouco até chegarmos a uma ilha na qual visitaríamos uma caverna. Talvez por não esperar muito desse passeio, achei-o incrível.

A caverna era mais interessante do que todas em que já havia estado na minha vida e mais sugestiva do que várias que já havia visto em filmes. Na verdade ela era formada por três cômodos: um pequeno, um médio e um grande que eram visitados nessa ordem. Nenhuma das partes deixava a desejar, mas a última realmente era impressionante. Além de enorme, no comprimento e na altura, haviam várias estalagnites, estalactites, e outras formações que levaram mais de mil anos para se constituírem. A iluminação artificial colocada na época que a Halong Bay foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco favorecia muito a visita deste local que, segundo os pesquisadores, um dia esteve sob as águas do mar. Não seria esta caverna a verdadeira morada do dragão?

P.S. Estou seguindo de avião para o sul do Vietnã, Saigon, também conhecida como Ho Chi Min City.

P.S 2 É dito no Vietnã que o sonho de todo vietnamita é casar com uma mulher japonesa, comer comida chinesa e morar em uma cidade no Ocidente.

P.S. 3 Um dos islandeses disse que é senso comum dizer que a seleção brasileira de futebol é, devido ao estilo, o segundo time para o qual torcem todos os habitantes deste planeta

P.S. 4 Uma das iconografias possíveis sobre estes países que visitei: um vietnamita plantando arroz, uma pessoa do Laos pescando e um tailandês cozinhando.

Um comentário:

Licia disse...

Acho que Ha Long Bau é um dos lugares mais bonitos do Vietnan. Pena que não deu pra ver o pôr-do-sol....